Saiba como criar um nome para loja, os tipos de nomes que existem e alguns passos do processo de naming.
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Parece simples dar nome a uma empresa, porém é bem mais difícil do que parece. O que será que faz um nome ser lembrável? Como escolher o nome da sua loja para que seja cativante?
Assim como o design da marca cria uma identidade visual para ela, seu nome representa uma autenticidade e permite diferenciá-lo da concorrência.
Se você conhece marcas fortes, como Apple, Google e Amazon, por exemplo, existe toda uma psicologia por trás da criação dessas marcas, inclusive na criação do nome. Este processo se chama “naming“, cujo termo vem do inglês e significa “nomear”, seja para uma marca, um produto ou um serviço.
Por isso, vamos explicar os tipos de nome que podem existir e um passo-a-passo de como criar um nome para loja.
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Como criar um nome para loja
Passo-a-passo de como criar um nome para loja
Existem algumas etapas que podem facilitar o processo de criação, porém enfatizamos que não é um processo rápido, afinal é uma escolha que identificará a sua marca à primeira vista do consumidor e que será utilizada por muito tempo – geralmente os nomes de empresas não são trocados.
1 – Conheça seu segmento e público-alvo
O primeiro ponto para criar o nome da sua loja é entender o que você deseja que sua loja comunique ao seu público.
Por exemplo, se você está pensando em como criar nome de loja de motos, é importante pensar qual imagem você deseja passar, se é um arquétipo mais aventureiro, ou se é algo mais sofisticado, por exemplo.
Não necessariamente você precisa colocar um nome dentro do contexto, como “João Motos”, por exemplo. Mas também não pode fugir disso e colocar o nome “Jóia Rara”, pois vai parecer uma loja de jóias.
Também é importante conhecer seu público-alvo e sua persona.
Imagine que você está pensando em como criar nome de loja de cosméticos e seu público predominante não costuma falar nada da língua inglesa.
Se você decidir colocar um nome em inglês para sua loja, é importante que pelo menos seu público consiga pronunciar e escrever com facilidade.
Algumas marcas cujos nomes são em inglês mas que conseguimos pronunciar e escrever são:
- Disney;
- GAP;
- Burger King;
- Adidas;
- Apple.
2 – Dê uma olhada nos concorrentes
Pesquise lojas e empresas do mesmo nicho e anote seus nomes. Veja como eles estão se comunicando com o público deles, quais pontos você concorda ou discorda e o que a audiência acha desses nomes.
Faça uma consulta no INPI e verifique nomes desse mesmo segmento.
3 – Faça um brainstorming (tempestade de ideias)
Agora é a hora de deixar a criatividade fluir e colocar as ideias no papel. Os nomes de marcas podem ser divididos em categorias, o que pode auxiliar muito no seu processo de naming:
Tipos de nome
Entender os tipos de nomes que podem ser criados para sua marca permitem facilitar o processo, como:
- Associativos/Descritivos: indicam de forma clara e objetiva o propósito da empresa, facilitando o reconhecimento dos consumidores. Ex.: Correios, Banco do Brasil e Museu de Arte Moderna de São Paulo.
- Siglas: são abreviações de nomes e facilitam muito a memorização. Ex.: FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino), NASA (National Aeronautics and Space Act) e BMW (Bayerische Motoren Werke).
- Abstratos: são aqueles completamente inventados, como Kodak e Häagen-Dazs, por exemplo. Permitem trazer um nome único e incomum para sua marca, porém podem ser mais difíceis para assimilação do público.
- Evocativos: são aqueles que trazem metáforas ou sugestões para posicionamento da marca. Costumam fazer muito sucesso por serem muito criativos. Ex.: Amazon, Nike e Patagônia.
- Lexical: São jogos de palavras que, quando combinados, geram fácil memorização. Ex.: Coca-Cola, Burger King e WordPress.
- Geográficos: costumam representar o local de nascimento ou local de ligação da marca, como Pão de Açúcar e Shopping Morumbi, por exemplo.
- Fundadores: neste caso, o nome da marca é o próprio nome do fundador e dependendo do nome, podem ser fáceis de registrar – a não ser que seja um nome extremamente comum. Ex.: Ford, Philips e Lacoste.
Algumas dicas que também podem te ajudar em como criar um nome para loja:
- Escolha nomes curtos e fáceis de pronunciar e escrever
- Evite nomes de duplo sentido, como “Cocada Boa” por exemplo (Pode parecer “Cocada Boa” ou “Coca da Boa”)
- Pense em nomes atemporais: É muito comum empresas batizadas com as iniciais dos sócios e que depois precisam mudar os nomes.
- Nomes genéricos são muito melhores: Imagine se o Google se chamasse PesquisaSites, não existiriam outros produtos dele como Google Ads e Google Sheets.
- Verifique se esse nome já existe: Você pode fazer uma consulta no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e procurar por marcas parecidas. Esse processo vai evitar dores de cabeça futuras.
- Contrate um advogado de Registro de Marca: um advogado especializado no assunto pode evitar muitas dores de cabeça e processos judiciais futuros, registrando sua marca e garantindo o direito exclusivo de uso.